sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Convocatória e Reunião

Relatório pessoal da Reunião Ordinária do Comitê de Educação em Direitos Humanos.

[por Lucas Andrade]

Pautas:

1. Abertura da reunião;
2. Informes;
3. Regularização do Comitê;
4. Eleição da Coordenação Geral do Comitê e demais cargos;
5. Cursos de Capacitação em Educação em Direitos Humanos; (Atenção a este item)
6. Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos;
7. Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos;
8. III Encontro Estadual de Educação em Direitos Humanos;
9. Planejamento das ações a serem realizadas no ano de 2008;
10. Outros assuntos pertinentes.


1. Abertura da Reunião

Explicara-se sobre o que é, quem faz [pode fazer] parte, como funciona, onde ocorrem as reuniões [na Casa dos Conselhos foi realizada esta] e o porquê do Comitê Estadual para Educação em Direitos Humanos Piauí.

2. Informes

Sobre as reuniões anteriores, os eventos em Direitos Humanos próximos e os apoios de entidades com material/humano/logístico ao CEEDH além de outras questões referentes a datas, locais, horários e temas das atividades a desenvolver.

3. Regularização do Comitê.

A "Coordenadora" da Reunião, Professora Lurdinha Nunes, comentou que muitas entidades
colocaram seus nomes à disposição do Comitê, mas que mesmo após investidas do Comitê essas entidades não
se manifestaram.

O Comitê ainda não possui seu regimento interno, que deverá ser aprovado dia 03 de março, às 15 horas no auditório da Secretaria Municipal, Rua Lizandro Nogueira com Aerolino de Abreu.

A profa. Lurdinha ainda referiu-se a nós do CORAJE que caso queiramos poderíamos nos vincular com o Comitê.

O Comitê elaborou ainda Termos de Adesões, tanto pra pessoa física como pra entidades que queiram se vincluar ao Comitê. No caso de pessoa física, fez-se o termo para que a pessoa que queira trabalhar como voluntário ter registrado seu trabalho, e caso queira, isso ainda pode contar em concurso (!) nos termos da Lei 9.608 / 98 (http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/L9608.htm)

4. Eleição da Coordenação Geral do Comitê e demais cargos;

A eleição se dará após a aprovação do Regimento. O Comitê vem tentando ser criado desde 2005 (foi o que entendi) e desde 2006 vêm se tentando regularizar o Comitê, sendo a aprovação do regimento um passo muito importante pra consolidar o CEEDH-PI.

A Coordenação atual do Comitê é interina.

5. Cursos de Capacitação em Educação em Direitos Humanos.

Enquanto não começa a Especialização, e como projeto destinado também aqueles, que por algum modo, não podem participar da Especialização. O Curso, vale dizer, que é como um piloto, um experimento, pois é o primeiro, e contará com a ajuda dos próprios participantes pra melhoria do curso e fortalecimento do ComitÊ.

As inscrições para o curso começarão nesta segunda (dia 28) a partir das 8 horas na sala do COnselho Municipal de Educação na SEMEC (endereço acima - é naquela rua que os ônibus dobram depois de saírem da Praça do Fripisa).

O Curso se dará nos seguintes dias:

22 de fevereiro - Sexta - 18:00 - Abertura - Auditório Odilon Nunes do Centro de Formação e Treinamento da Prefeitura Municipal de Teresina (algo assim). Fica na Rua Magalhães Filho.

23 de fevereiro - Sábado - O dia todo - História dos Direitos Humanos.

8, 15 e 19 de março - O dia todo.

6. Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos.

A maior parte da reunião discutiu-se sobre o curso. O curso, segundo a profª Lurdinha, é um sonho anitgo do comitê. O curso recebeu recursos da Secretaria de Direitos Humanos (não me pergunte se do governo estadual ou federal) e tem também apoio da UFPI, que por sua vez também recebeu recursos para o fortalecimento do ComitÊ.

Os professores, em maior parte da própria UFPI, vão dar aula de graça, trabalho voluntário mesmo. A idéia também é de que o curso seja auto-gestionário, ou seja os alunos também têm responsabilidade nos rumos da Especialização.

A maior discussão foi em torno das vagas e dos critérios de entrada para a Especialização. Pois haverá vagas destinadas pras entidades que já atuam no comitê há algum tempo e outras pras comunidades. Destacou-se a importância do curso, mas tendo o cuidado do público que se quer nele, pois como se sabe muitos entram nos cursos só pelo diploma,e o curso objetiva mais isso.

No inicío haveria só uma turma. Já há previsão de formação de 3 turmas. sendo que em cada turma serão 20 vagas pra comunidade em geral e as outras destinadas pras entidades (Polícia Militar, Movimentos Sociais, etc.) e os direitos autorais dos trabalhos realizados terão que ser doados ao Comitê e também sugeriu-se um trabalho de intervenção como requisito pra formação da turma.

7. Plano estadual de Educação em Direitos Humanos

Vai ser tratado na próxima reunião ordinária - dia 14 de março a questão do plano estadual de DH´s.


8. 3 encontro estadual de Educ. em Direitos Humanos

Programado para ser no meio de setembro.

9. Planejamento das ações a serem realizadas no ano de 2008

No papel que foi entregue tem algumas ações propostas pelo Comitê. Vou tentar redigí-las aqui (dá um trabalhim) depois. Mas quem tiver interesse, quem tiver idéias, e quem tiver dúvidas pode enviar um e-mail para ceedh_pi@yahoo.com.br

10. Outros assuntos pendentes foi votado para ser pauta em outra reunião!

--FIM--

Próximas Reuniões:

03 de março - Aprovação do Regimento - Auditorio da Semec - 15 horas

14 de março - Reunião Ordinária - 9 horas às 11 horas - Sem local.


----------------------------------- ANEXO -------------------------------------------------------

CONVOCAÇÃO

Convocamos todos os membros e parceiros do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos – Piauí, para uma Reunião Ordinária que será realizada no dia 15 de fevereiro de 2008 (sexta feira), com início às 15h e encerramento previsto para 16h30m horas, no Auditório da Casa dos Conselhos, localizada na Avenida Pinel, N.620 no Bairro Cabral na Zona Norte. Para dirimir dúvidas falar com Lurdinha Nunes através dos telefones 3233-3452 e 8804 3452.

Pauta

1. Abertura da reunião;
2. Informes;
3. Regularização do Comitê;
4. Eleição da Coordenação Geral do Comitê e demais cargos;
5. Cursos de Capacitação em Educação em Direitos Humanos;
6. Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos;
7. Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos;
8. III Encontro Estadual de Educação em Direitos Humanos;
9. Planejamento das ações a serem realizadas no ano de 2008;
10. Outros assuntos pertinentes.


Estamos fechando a Programação do III Encontro Estadual de Educação em Direitos Humanos e os patrocínios além do apoio, portanto gostaríamos de saber se a instituição/entidade que você representa irá contribuir com o nosso evento.
Contamos com sua presença e aproveitamos a oportunidade para apresentar nossos votos de elevada estima e consideração.


Muito Cordialmente,

MARIA DE LOURDES ROCHA LIMA NUNES
Coordenadora em Exercício do
COMITÊ ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS




"A Educação em Direitos Humanos é essencialmente a formação de uma cultura de respeito à dignidade humana através da promoção e da vivência dos valores da liberdade, da justiça, da igualdade, da solidariedade, da cooperação, da tolerância e da paz. Portanto, a formação desta cultura significa criar, influenciar, compartilhar e consolidar mentalidades, costumes, atitudes, hábitos e comportamentos que decorrem, todos, daqueles valores essenciais citados – os quais devem se transformar em práticas."
Maria Victoria Benevides

Nenhum comentário: