quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Comitê Estadual para Educação em Direitos Humanos PI

A Educação em Direitos Humanos (EDH) tem seu início oficial com a proclamação da Carta das Nações Unidas e com a aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 10 de dezembro de 1948. Esse documento tornou-se um instrumento pedagógico de conscientização dos valores fundamentais da democracia e dos Direitos Humanos. A partir dessa data, os países signatários da Organização das Nações Unidas (ONU) têm adotado a EDH como eixo articulador dos processos educativos e seguido uma proposta claramente definida em educar dentro dos princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH).

Essas medidas terminaram por levar as nações que fazem parte da ONU a incluir nos seus programas e projetos educativos temas que tratavam de educação para paz, os direitos humanos, a democracia e a tolerância. Tais medidas influenciaram as reformas educativas desses países implementando a democratização da discussão sobre a importância de se tratar dos direitos humanos na educação.

No Brasil, a Secretaria Especial de Direitos Humanos, vinculada à Presidência da República, criou em maio de 2003, o Comitê Nacional de Direitos Humanos. Esse Comitê reúne especialistas da área e teve como primeira missão elaborar o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), objetivando estimular o debate sobre os Direitos Humanos e a formação para a cidadania no Brasil.

No Piauí, em setembro de 2006, foi criado o Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos, formado por organizações governamentais e organizações não-governamentais além de representantes de vários setores da sociedade civil, com vistas à formação de cidadãos capazes de conhecer, defender e promover os Direitos Humanos.



O grupo ceedhpiaui foi criado com sucesso. Você pode acessá-lo através do link abaixo ou a partir da página "Yahoo grupos".

Nome do grupo:
ceedhpiaui
Página inicial do grupo:
http://br.groups.yahoo.com/group/ceedhpiaui
E-mail do grupo:
ceedhpiaui@yahoogrupos.com.br

Nenhum comentário: